quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mente....De olhos bem abertos

Conselheira de empresários e líderes mundiais, Sister Jayanti propõe reprogramar os pensamentos para que a felicidade seja possível dentro de cada um de nós
[...]A felicidade é um estado natural nosso, que se perde e contamina com o tempo
SISTER JAYANTI
MARIANNE PIEMONTECOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES
Fim de expediente em uma segunda-feira em Londres. A caminho do Lyceum Theatre, engravatados engolindo às pressas comida pronta e mulheres trocando os saltos por sapatilhas se misturavam a gente com cara, jeito e roupa de quem mastiga cereais integrais.No dia 17/8, Sister Jayanti, 60, subiu ao palco para falar para 2.100 pessoas sobre como reprogramar a mente e pensar positivo, além de guiar uma meditação coletiva. Ela é a representante na ONU da universidade indiana Brahma Kumaris, que ensina meditação em 120 países desde 1936.Jayanti é muito requisitada para aconselhar empresários e líderes mundiais. Na abertura do evento, disse que vivemos uma "crise de valores" devido à "ganância humana". Mas vê nesse período um ótimo momento para que as pessoas, com o auxílio da meditação, mudem o jeito de pensar, parem de agir automaticamente e promovam um mundo "mais saudável e feliz".Ela conduziu os presentes a uma "meditação criativa", em que a pessoa permanecia de olhos abertos e dirigia a mente para pensamentos positivos.Segundo Jayanti, alguns minutos por dia são suficientes para diminuir o estresse. "Experimente sorrir para alguém na rua", pedia. Alguém interveio: "Mas isso é Londres!" Ela respondeu: "Só assim podemos transformar um pouquinho o caos que está fora, porque ele não estará dentro de nós".Ela é também a diretora do Inner Space, que oferece cursos de meditação e uma "quiet room" (sala da tranquilidade), onde pessoas estressadas podem buscar um pouco de paz.Foi tamanha a procura que o Inner Space abriu uma filial na City, o centro financeiro de Londres. Executivos podem ser vistos ali por alguns minutos no horário de almoço ou entre uma reunião e outra.O "Financial Times" publicou uma reportagem sobre companhias que estão instalando "quiet rooms" em suas sedes, com base nos ensinamentos do Inner Space.Indiana de Poona, Sister Jayanti ensina meditação há 40 anos. Ela foi criada em Londres, onde morou até os 19 anos. "Se me dissessem para eu meditar quando jovem, eu agradeceria e diria não", diz."Hoje, acredito que é a maneira mais simples, natural e democrática de felicidade." A seguir, leia trechos da entrevista que Jayanti concedeu à Folha antes do evento.

FOLHA - Numa época de crise financeira e gripe suína, como é possível manter o pensamento positivo? SISTER JAYANTI - É preciso descobrir que tipo de pessoa você quer ser. Se sente medo, atrai negatividade. Saia de casa pensando que vai achar paz, assim uma energia positiva rodeará você e será mais difícil sentir as chances de perigo.
FOLHA - Que conselhos oferece a empresários e líderes mundiais? JAYANTI - O que tem sido aceito com carinho é a sugestão de que eles se mantenham mais tempo em silêncio antes de tomarem decisões importantes.
FOLHA - Pensar positivo atrai coisas ou faz com que elas aconteçam? JAYANTI - Pensar positivamente eleva o nosso espírito e o das pessoas ao redor. É certo também que se você focar seus objetivos e trabalhar duro para ter um carro isso pode acontecer. Mas, se alguém bater no seu carro, você vai ficar infeliz. Nossa proposta é reprogramar os pensamentos para que a felicidade seja possível em você. A felicidade é um estado natural nosso, que se perde e contamina com o tempo.
FOLHA - A felicidade é possível de ser alcançada? JAYANTI - A pessoa que conseguir se conectar com ela mesma terá mais chance de se conectar com a felicidade que existe dentro de cada um de nós. Uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou que as pessoas eram mais felizes nos anos 50 do que agora, e não havia geladeira, carro ou iPod. Ser mais simples pode ajudar muito.

Um comentário:

  1. Sobre a Brahma Kumaris, veja o site brasileiro

    http://bkwsu.org/brazil/index_html?set_language=pt

    ResponderExcluir