quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Agentes Biológicos

AGENTES BIOLÓGICOS:
Os funcionários na atividade de rotina com atendimento na áreas de saúde, laboravam em contato físico e ambiental com doentes e material proveniente dos mesmos, compartilhando de ambientes com germes presentes no local, submetidos ao contato com material passível de contágio como bactérias, fungos e vírus(portanto submetidos ao contato permanente com agentes biológicos), provenientes de atividade direto contato com doentes, indubitavelmente trata-se de atividade de risco de vida,(risco de contagio de hepatite b, meningite, tuberculose, viroses como caxumba, varicela e outras doenças), sendo este muito mais nocivo do que aquele atendimento de portaria e recepção, pois sabidamente os pacientes atendidos pelo enfermeiro e médico potencialmente possui uma maior concentração de gravidade, passível de contagiar. Há exposição constante a agentes biológicos, germes potencialmente presentes, em geral não podendo previamente ser identificado ou prevenido(embora a distinção em relação a portadores de doenças infecto contagiosas não é possível em todos os casos pelas técnicas hospitalares em uso e não de sala de isolamento no local). Na atividade em contato com pacientes ou material dos mesmos, estava susceptível de contrair uma série de doenças doença, como o caso de Hepatite B, doença endemica na região(prevenível com vacina e uso de luvas, embora apenas a vacina signifique prevenível absoluta), e outras doença susceptíveis o ambiente de atendimento a doentes, sendo sua atividadade insalubre.

Riscos de contaminação da Hepatite B, dos profissionais saúde e medidas de biosegurança.
O POTENCIAL DE CONTÁGIO DO VIRUS DA HEPATITE B MAIOR DO QUE O VIRUS HIV TRANSMISSOR DA AIDS, APESAR DOS MEIOS DE TRANSMISÃO SEREM SIMILARES.

O RISCO DE CONT'GIO DO VIRUS DA HEPATITE B PARA MÉDICOS E PARA MÉDICOS, VARIA DE 6% A 30%.EM SERVIÇÕES O SAÚDE PUBLICA RECOMENDA-SE O USO UNIVERSAL DE CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DA CONTAMINAÇÃO PROFISSIONAL TANTO PELO VIRUS DA HEPATITE B QUANTO PARA O VIRUS DA AIDS(HIV).
AS MEDIDADAS DE BIOSEGURANÇA SÃO SIMPLES E ADOTADAS AS MESMAS DEVEM SER UNIVERSAL E INCLUEM A UTILIZAÇÃO DE AVENTAIS DE PLÁSTICO, ÓCULOS, LUVAS ESPECIAIS, MÁSCARAS.

A Transmissão da Hepatite B se faz, principalmente através do contato com samgue infectado, ou produtos de hemoderivados; por virús também pode estar presente em
outros liquidos organicos tais com saliva, sêmem, secreções vaginais, suor e lágrimas.Isto significa dizer que o pessoal da area da saúde, como Médicos, Dentistas, Enfermeiras todo pessoal profissões afins ou similares tem um potencial de contrair hepatite B.Estes profissionais correm um risco de até 10 vezes ao da população normal. As maneiras comuns como uso de EPIS, a vacinas a mais eficaz de combater preventivamente a hepatite B.
Bibliog. Dienstag JL and Ryan DM - Am J Epidemiologic, ì
115:26-39, 1982.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS DE SAUDE.ACR

Nenhum comentário:

Postar um comentário