segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mundo dos açogueiros

Se chefs de cozinha fossem roqueiros, eles seriam grandes bandas que se apresentam em estádios, levando milhares de fãs ao delírio.
Os fazendeiros, que cultivam a terra gentilmente, são mais como cantores folk, mais introspectivos.
E agora existe um novo tipo de astro no cenário da comida: jovens açougueiros. Com as bainhas de suas facas penduradas de seus cintos, seus braços musculosos e sua proximidade constante com a carne, os açougueiros exercem o mesmo tipo de atração crua e emotiva que as bandas indies.E há quem os ache excepcionalmente sensuais. “O que é perigoso às vezes é sexy, e os açougueiros geralmente são homens grandões que brandem facas e vivem cobertos de sangue”.Claro que a admiração pelos açougueiros não se resume a isso. “Há uma obsessão total com a carne”. Nos últimos anos, a carne de qualidade vinda de pequenos produtores vem ganhando destaque. Esses pequenos criadores não enviam seus animais para os grandes processadores que dominam o setor da carne. Com isso, geram uma demanda por especialistas que saibam como extrair costelas de uma carcaça de vaca.Então, alguns jovens —homens e mulheres— conseguiram tornar-se aprendizes de alguns poucos açougueiros à moda antiga e em abatedouros pequenos que ainda sobrevivem nos EUA. Ou aprenderam por conta própria. Agora, trabalham em açougues especializados em cidades como Nova York, Nova Orleans e San Francisco. “produtor de prazer porcino”. Enquanto o açougue não começa a funcionar, as pessoas lhe pagam US$ 75 para aprender como destrinchar um porco jovem de 40 kg. No final da aula, elas levam para casa cerca de 5 kg de carne de porco.
No final da aula, elas levam para casa cerca de 5 kg de carne de porco. Cortae um pernil é algo prazerioso“Quem quer começar a cortar o resto fora da cabeça?”, Há lugares que o açougueiro recorta um porco enquanto os clientes bebem coquetéis e comem cachorros-quentes caseiros e pedaços de carne.Mas a ausência de treinamento entre principiantes pode levar a um trabalho amadorístico. Há pedidos de pessoas interessadas em trabalhar gratuitamente em sua loja. É claro que, como na música, sempre há novos astros que chegam para desafiar o reinado dos nomes já conhecidos.Há açougueiro para mostrar seus talentos numa casa de carnes.Ele é um dos poucos jovens açougueiros que já trabalhou num matadouro e cortou carne para uma rede de supermercados. Seus ídolos são os churrasqueiros sul-americanos, cujos vídeos no YouTube ele estuda para aprender como recortar carcaças de boi. O mundo dos açougueiros especializados pode virar mais competitivo.“Sempre haverá alguém mais rápido que você”, diz ele. “[Mas] eu deixo essa ideia de lado e apenas corto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário