segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Não vou dizer que passei o fim de semana pensando na vida.
Não, não foi o fim de semana todo, mas que pensei muito, ah isso pensei. Antes de mais nada, pensei a partir de mim mesmo. A primeira pergunta que me fiz foi:"Estou satisfeito comigo mesmo, da cabeça aos sapatos? Claro que não. Tenho muito o que mudar, quero mudar, leio, penso, estudo, mas mudar que é bom, não.
Ao meio desses pensamentos circulares, olhei para os lados e na sala em que eu estava havia livros e jornais por ler. Por ler ou reler. Dos livros de releitura havia um que é um torpedo: Os segredos da Vida.
É livro de uma médica americana - Elizabeth Kluber - que viu poucas e boas nas UTIs até que ela mesma caiu numa UTI. O livro é forte, faz pensar e numade sua páginas lê-se o seguinte: "Somos a única pessoa que conseguimoscontrolar. Se nos dedicarmos a trabalhar essa pessoa, as circunstâncias que enfrentamos mudarão". Olhe, dito de outro modo é o mesmo que dizer: mude a si mesma e o mundo que você quer mudar mudará junto... Discutível, sei bem.
De minha parte, tem-me sido muito difícil mudar uma vírgula no meu roteiro de cotidianos... Faço força mas até agora não deu. Não digo que não me gostenem me aprecie, não gosto é de alguns "pontos" meus. "Ah e eu os conheço bem, como você conhece os seus. Ou vais me dizer que estás feliz da cabeça aos sapatos como és? Duvido.
Olhe, durante muito tempo achei isso.
Mas eu não "Sofro, por exemplo, porque o meu nariz é grande, porque eu não tenho musculos tão vultosos. Não Entro numas neuras. Não tem esse duelo dentro de mim.
Como tá tá muito bom...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

audio

Mamíferos têm audição avantajada
Oh.... os ossos bigorna, martelo e estribo.. que fazem a diferença em reção a outros mamiferos
Oh imagine como seria uma conversa durante o jantar se você tivesse ouvidos de lagarto. Não só você teria de parar de comer quando quisesse falar, como teria de parar de comer quando quisesse escutar outra pessoa, porque partes de seus ouvidos estariam ligadas à sua mandíbula.
Os três menores ossos do corpo humano que fazem toda a diferença...*bigorna, martelo e estribo, que eestão enfiados em nosso canal auditivo, no lado interno do tímpano.
Eles são a base de uma das maiores invenções da evolução, o ouvido médio dos mamíferos, que nos dá a capacidade de mastigar sem nos deixar momentaneamente surdos para o mundo, como ocorre com a maioria dos outros vertebrados.
O ouvido médio também explica por que os mamíferos, como grupo, têm a audição mais aguçada da Terra e a maior diversidade de estilos de audição, de morcegos a golfinhos -que podem detectar ondas de pressão no final ultrassônico da largura de banda- até elefantes e baleias jubarte, capazes de escutar na faixa infrassônica, capturando impressões sonoras murmuradas por seus pares a quilômetros de distância.
Todas as cerca de 5.400 espécies de mamíferos conhecidas têm três miniossos, ou ossículos, livres da mandíbula.

"Para nós, que lidamos com a evolução dos mamíferos, a evolução do ouvido médio é um santo graal". "A audição sensível tornou possível para os primeiros mamíferos coexistirem com os dinossauros; era uma questão de vida e morte." O novo fóssil, disse, "nos dá uma percepção do complexo processo evolucionário por trás dessa característica central dos mamíferos".
A natureza tem caminhos delirantes, Mas o ouvido dos mamíferos não teve uma progressão linear".
Pesquisadores propõem que uma pressão seletiva que orientou a evolução do ouvido médio dos mamíferos pode ter sido a necessidade de encontrar um suprimento constante de insetos, com seu zumbido agudo.
O ouvido mamífero também é mestre para detectar sons muito baixos: quando uma onda de pressão se aproxima e agita o tímpano e os ossículos que o sustentam, os movimentos dos ossos ajudam a amplificar a energia da onda antes de enviá-la adiante.
Os primeiros mamíferos provavelmente eram noturnos, para evitar os dinossauros que caçavam durante o dia.
Foi fundamental para os mamíferos que seu elaborado sistema sensorial fosse bem adaptado a um nicho noturno".